Pular para o conteúdo principal

O QUE É COLETA SELETIVA?

 


Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares


Nunca antes na história se falou de meio ambiente como nos dias de hoje. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia. As informações foram coletadas e publicadas pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Com esses números em mãos, podemos visualizar melhor o importante papel que uma cooperativa exerce para a destinação corretas desses resíduos. Mas afinal, o que é uma cooperativa? 

Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares

A cooperativa é uma organização autônoma de pessoas que se reúnem para alcançar objetivos em comum com fins lucrativos, com objetivo exclusivo de comercializar e estimular o desenvolvimento cultural e social em seus membros. Seu desenvolvimento destaca-se pela:

 [...] remuneração igualitária dos trabalhadores-donos dasempresas cooperativas, mas também para a criação de formas de sociabilidade solidárias baseadas no trabalho colaborativo e na participação democrática na tomada de decisões sobre as empresas (SANTOS e RODRIGUEZ, 2005, p. 29).


Essas organizações são baseadas em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Os cooperados buscam atingir os objetivos de forma que atenda a necessidade de todos,construindo uma cultura familiar na maioria das vezes.

[...] um conjunto de ações simultâneas e integradas entre grupos de pessoas com um só propósito, notadamente de cunho econômico ou profissional. Ausente do propósito lucrativo, com assento em valores como ajuda mútua, democracia,igualdade,equidade, honestidade, transparência, solidariedade e responsabilidade social (DOMINGUES, DOMINGUES e MEINEN,2002, p.12).

 

Para ser identificada como uma cooperativa, precisa seguir algumas características, sendo elas: um mínimo de 20 pessoas físicas e, portanto, sem a participação de pessoas jurídicas e com o objetivo comum de atender as necessidades econômicas e sociais.

Agora que sabemos o termo cooperativa, partiremos para a definição de coleta seletiva. 

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de resíduos que conta com uma classificação prévia de acordo com a origem do material. Cada material recebe uma cor que indica sua natureza, como vidro, plástico, metal ou papel. Todo o lixo descartado por empresas, escolas ou até mesmo nas nossas casas pode ser separado. 

O lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025, segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Entre os principais desafios para que a reciclagem se torne uma prática mais comum no território brasileiro estão: a falta de conhecimento por parte da população de como a reciclagem é feita, a pouca oferta de coleta seletiva pelo país, a dificuldade em alcançar uma maior viabilidade econômica,a ausência de estrutura entre outras. 

Por isso é importante que cada vez mais se fale nisso. Uma vez que, um simples ato hoje pode afetar uma geração inteira, pense nisso.


Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares


Fonte: Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre Cooperativa Verdes Mares

Fundada em 2004 por Heverson Amaral, a Cooperativa surgiu com o intuito de promover a economia na região em que atua bem como promover a valorização e preservação do meio ambiente. Localizada em Sumaré, hoje conta com  uma média de 10 cooperados que segue em constante crescimento, parte disto se dá pelas parcerias que vem estabelecendo ao longo de sua trajetória. Trabalhamos com o reaproveitamento de materiais reciclados, tais como: coleta, separação e sua comercialização. Com uma filosofia voltada para igualdade, fortalecemos laços que nos fazem não apenas como equipes e sim  uma família trabalhando em sinergia afim de que, objetivos sejam alcançados. Contato: (19) 99307-4169 E-mail: cooperativaverdesmares@gmail.com

RECICLAGEM DE VIDRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

     foto autoral - cooperativa verdes mares      Presente em nosso cotidiano, o vidro se tornou algo indispensável em nosso ambiente. Seja ele como objeto de decoração, embalagem, utensilio domestico, peça de carro, lentes (...) ele está em toda a parte.  O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.  O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.      Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto.      O vidro usado retorna às vidrarias, onde...