![]() |
Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares |
Nunca antes na história se falou de meio ambiente como nos dias de hoje. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia. As informações foram coletadas e publicadas pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Com esses números em mãos, podemos visualizar melhor o importante papel que uma cooperativa exerce para a destinação corretas desses resíduos. Mas afinal, o que é uma cooperativa?
![]() |
Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares |
A cooperativa é uma organização autônoma de pessoas que se reúnem para alcançar objetivos em comum com fins lucrativos, com objetivo exclusivo de comercializar e estimular o desenvolvimento cultural e social em seus membros. Seu desenvolvimento destaca-se pela:
[...] remuneração igualitária dos trabalhadores-donos dasempresas cooperativas, mas também para a criação de formas de sociabilidade solidárias baseadas no trabalho colaborativo e na participação democrática na tomada de decisões sobre as empresas (SANTOS e RODRIGUEZ, 2005, p. 29).
Essas organizações são baseadas em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Os cooperados buscam atingir os objetivos de forma que atenda a necessidade de todos,construindo uma cultura familiar na maioria das vezes.
[...] um conjunto de ações simultâneas e integradas entre grupos de pessoas com um só propósito, notadamente de cunho econômico ou profissional. Ausente do propósito lucrativo, com assento em valores como ajuda mútua, democracia,igualdade,equidade, honestidade, transparência, solidariedade e responsabilidade social (DOMINGUES, DOMINGUES e MEINEN,2002, p.12).
Para ser identificada como uma cooperativa, precisa seguir algumas características, sendo elas: um mínimo de 20 pessoas físicas e, portanto, sem a participação de pessoas jurídicas e com o objetivo comum de atender as necessidades econômicas e sociais.
Agora que sabemos o termo cooperativa, partiremos para a definição de coleta seletiva.
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de resíduos que conta com uma classificação prévia de acordo com a origem do material. Cada material recebe uma cor que indica sua natureza, como vidro, plástico, metal ou papel. Todo o lixo descartado por empresas, escolas ou até mesmo nas nossas casas pode ser separado.
O lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025, segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Entre os principais desafios para que a reciclagem se torne uma prática mais comum no território brasileiro estão: a falta de conhecimento por parte da população de como a reciclagem é feita, a pouca oferta de coleta seletiva pelo país, a dificuldade em alcançar uma maior viabilidade econômica,a ausência de estrutura entre outras.
Por isso é importante que cada vez mais se fale nisso. Uma vez que, um simples ato hoje pode afetar uma geração inteira, pense nisso.
![]() |
Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares |
Fonte: Agência Senado
Comentários
Postar um comentário