![]() |
foto autoral - cooperativa verdes mares |
Presente em nosso cotidiano, o vidro se tornou algo indispensável em nosso ambiente. Seja ele como objeto de decoração, embalagem, utensilio domestico, peça de carro, lentes (...) ele está em toda a parte. O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura. O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.
Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto.
O vidro usado retorna às vidrarias, onde é lavado, triturado e os cacos são misturados com mais areia, calcário, sódio e outros minerais e fundidos.
Impurezas no Vidro
Pedras, Cerâmicas, Concreto, Louças e Cristal
São consideradas como impurezas, produtos inorgânicos estranhos à formulação do vidro sodacal, difíceis de serem fundidos nas temperaturas do forno de fusão e que, consequentemente,possam gerar falhas ou defeitos no produto final, como pedras, cerâmicas, concreto, louças e cristal.
ÍNDICE DE RECICLAGEM DE VIDRO NO BRASIL
1991 – 15%
1993 – 20%
1995 – 25%
1997 – 35%
2000 – 40%
2003 – 42%
2005 – 43%
2007 – 49%
Aqui na Cooperativa seu vidro é bem vindo e viva o reciclar.
Comentários
Postar um comentário