Pular para o conteúdo principal

SUSTENTABILIDADE: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

 

FOTO AUTORAL: Cooperativa Verdes Mares - GARRAFA PET 


A cada dia que se passa podemos observar e constatar o quão necessário é a discussão e replicação de conhecimento sobre  a sustentabilidade. Entre diversas práticas apresentaremos a vocês o conceito dos 3R's.

Em suma, o conceito dita praticas fundamentais para a preservação do meio ambiente. 3R's são a abreviação de  reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir ao máximo seu consumo, reutilizar produtos e materiais até quando possível e reciclar tudo aquilo que já não tem mais vida útil mas que possa novamente ser inserido ao mundo.

Quando falamos em reduzir estamos explorando a ideia de entregar sempre mais utilizando o menos possível. Para que isso funcione perfeitamente é necessário  que se tenha domino sobre o assunto, conhecer seu produto e muita criatividade e flexibilidade para entender todo o processo e o que pode ser minimizado. A água, combustível, energia são exemplos do nosso cotidiano que exemplificam essa ideia.Você pode reduzir sem atrapalhar seu objetivo  e contribuir ao mesmo tempo.

A reutilização tem esse mesmo sentido com o acréscimo de poupar recursos e explorar o existente. "Eu poderia jogar fora uma impressão de papel errada porém pensando em sua reutilização posso usa-la como rascunho". Ela  contribui drasticamente para a economia já que fazemos com que a vida útil de um produto dure muito mais. Levando em considerações as mudanças que vem ocorrendo no mundo fica evidente um consumo desenfreado de produtos e quando pensamos nesse R estamos ajudando o meio ambiente a diminuir o descarte de materiais que poderiam ter outros fins, assim preservando nosso espaço.

E por ultimo, temos o Reciclar que é o mais conhecido e popular de todos. Todos nós temos a consciência de que existem coisas que precisam ir embora mas não necessariamente para o lixo. Existem muitos materiais que podem ser processados novamente e reutilizados, poupando diversos recursos limitados como a água, por exemplo. Um produto reciclável deve ser descartado corretamente para coleta seletiva, que se encarregará de destinar os materiais para os lugares corretos. A reciclagem é um processo que também faz parte da economia circular, um modelo de desenvolvimento sustentável que visa reintegrar todo e qualquer material à cadeia de produção e consumo, ou seja, ela faz parte de um ciclo que visa atrair, movimentar e inserir novamente.

O mais interessante disto tudo é que podemos utilizar esse conceito em todo e qualquer tipo de negocio, é um equivoco achar que isso só tem serventia para coletas seletivas. O conceito abrange bem mais que isso.

Uma vez que saber manusear, utilizar, reaproveitar e reciclar materiais não é um dever de um único órgão. Ele é amplo e necessário, e todos nós fazemos parte disto.

E ai, por onde começar?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre Cooperativa Verdes Mares

Fundada em 2004 por Heverson Amaral, a Cooperativa surgiu com o intuito de promover a economia na região em que atua bem como promover a valorização e preservação do meio ambiente. Localizada em Sumaré, hoje conta com  uma média de 10 cooperados que segue em constante crescimento, parte disto se dá pelas parcerias que vem estabelecendo ao longo de sua trajetória. Trabalhamos com o reaproveitamento de materiais reciclados, tais como: coleta, separação e sua comercialização. Com uma filosofia voltada para igualdade, fortalecemos laços que nos fazem não apenas como equipes e sim  uma família trabalhando em sinergia afim de que, objetivos sejam alcançados. Contato: (19) 99307-4169 E-mail: cooperativaverdesmares@gmail.com

RECICLAGEM DE VIDRO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

     foto autoral - cooperativa verdes mares      Presente em nosso cotidiano, o vidro se tornou algo indispensável em nosso ambiente. Seja ele como objeto de decoração, embalagem, utensilio domestico, peça de carro, lentes (...) ele está em toda a parte.  O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.  O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.      Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto.      O vidro usado retorna às vidrarias, onde...

O QUE É COLETA SELETIVA?

  Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares Nunca antes na história se falou de meio ambiente como nos dias de hoje. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia. As informações foram coletadas e publicadas pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Com esses números em mãos, podemos visualizar melhor o importante papel que uma cooperativa exerce para a destinação corretas desses resíduos. Mas afinal, o que é uma cooperativa?  Foto autoral - Cooperativa Verdes Mares A cooperativa é uma organização autônoma de pessoas que se reúnem para alcançar objetivos em comum com fins lucrativos, com objetivo exclusivo de comercializar e estimular o desenvolvimento cultural e so...